Categoria ‘Nhandeva’ Antropologia

24
Aug

TEKOA VIRTUAL GUARANI

Para conhecerem o projeto é só acessarem o link www.tekoavirtualguarani.net

Trata-se de um trabalho executado durante 2006 com os jovens Guarani Kaiowá e Nhandeva, além dos Terena, em Dourados (MS), justamente numa ação envolvendo o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

A constatação de que há uma farta produção audiovisual e textual indígena que não circula, o potencial das TICs na busca de soluções e afirmação de direitos, historicamente negados às comunidades indígenas, e a alarmante situação dos Guarani, em especial, mas não só, os do Mato Grosso do Sul, tem sido a motivação para empreendermos esse trabalho.

Espero que gostem, critiquem, opinem, dêem sugestões, enfim, construam conosco.

TEKOA VIRTUAL GUARANI

A Rede de Comunicação Guarani é um portal de comunicação na internet que permite a difusão das informações geradas sobre e pelos Guarani (Mbya, Nandewa e Kaiowa), permitindo assim uma comunicação entre as diversas aldeias espalhadas pelo Brasil e pela América Latina, bem como o acesso a uma vasta quantidade de material para todos os interessados sobre a questão indígena através de diferentes mídias: a TV, o Rádio, o Jornal e as Publicações. Um universo de informações sobre os Guarani jamais visto.

Missão

Nossa missão é disponibilizar canais de comunicação e de disseminação das produções Guarani, estimular o aprendizado e uso de tecnologias de informação e comunicação pelas comunidades, visando ao fortalecimento identitário, a articulação entre as aldeias e com a sociedade nacional.


Como funciona

Para que o Tekoa Virtual Guarani possa se constituir como um veículo de comunicação de fato, é fundamental a participação de uma rede de pessoas interessadas, dispostas a divulgar materiais Guarani, opinar, discutir, desenvolver conjuntamente o senso crítico sobre a forma como os Guarani de todo o Brasil tem sido tratados pelo Estado Brasileiro e conhecer as soluções e estratégias que tem encontrado para manter vivo o seu modo de ser.

Parte do material disponível no site foi produzido pelos Guarani por meio da realização de oficinas de audiovisual.

Além desses materiais, buscamos concentrar as informações, vídeos, músicas, produções de interesse para o debate e que encontram-se dispersas na internet.

Desde sua criação até os dias de hoje, a Rede de Comunicação Guarani “Tekoa Virtual” funciona com o trabalho voluntário de pessoas envolvidas com as questões indígenas, especialmente Guarani.


Para dinamizar o trabalho buscamos parcerias e apoios financeiros que possam garantir a articulação constante e presencial com as comunidades.

Participe !

Convidamos a todos a fazer parte dessa rede, tecendo-a diária e conjuntamente.
Cadastre-se no Tekoa Virual Guarani ( www.tekoavirtualguarani.net ).

Ana Cristina Fagundes Souto
Terapeuta Ocupacional
cel: (11)8195-5296
msn: kikathm@hotmail. com
skype: kikathm