Categoria ‘Nuer’ Antropologia

3
May

Conflito por rebanhos e água mata cerca de 70 no Sudão

Cerca de 70 pessoas morreram num conflito entre duas tribos rivais no sul do Sudão que durou uma semana, relataram funcionários do governo nesta segunda-feira. O ataque aconteceu perto do Estado de Jonglei, em locais de disputa de água, quando homens da tribo Nuer supostamente roubaram mais de 100 mil cabeças de gado da tribo Murle, disse Akot Maze, delegado do distrito de Pibor, perto da fronteira com a Etiópia, no sul.

Maze disse que os relatos indicam que pelo menos 68 pessoas foram mortas durante os ataques, embora afirme que o número deve ser maior. Ele disse que mais de cinco mil pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram deslocadas de suas casas. O combate durou mais de uma semana, cessando na sexta-feira.

O governador de Jonglei, Kuol Manyang Juuk, disse que 70 corpos foram descobertos até agora. Mas um membro da Assembleia Estadual de Jonglei disse que o número de mortos chega a centenas.

Durante a estação seca, que terminou agora, os guardas de rebanhos atacaram os Nuer, matando e roubando cabeças de gado. As duas tribos têm um histórico de longas batalhas por causa de rebanhos e acesso à água.

Esse é um dos muitos aspectos da violência local do sul do Sudão. A região rica em petróleo votou em janeiro pela separação do norte e se tornará independente em julho, mas tem sofrido com a violência desde a eleição.

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse na semana passada que 800 pessoas morreram e 94 mil foram deslocadas apenas neste ano no sul do Sudão. As informações são da Associated Press.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/528164/?noticia=CONFLITO+POR+REBANHOS+E+AGUA+MATA+CERCA+DE+70+NO+SUDAO