Categoria ‘Performance’ Antropologia

27
Mar

Festival de Teatro de Curitiba traz peças inovadoras

Tem espetáculo para todos os gostos: dramas, comédias, musicais, espetáculos circenses, peças nacionais e internacionais…

Boa notícia para quem gosta de teatro: o Festival de Teatro de Curitiba deste ano chegou! De 26 de março a 7 de abril, a capital paranaense receberá mais de 300 espetáculos, entre montagens nacionais, internacionais, musicais e circenses.

Após passarem pelo evento, alguns espetáculos serão exibidos em São Paulo, no Espaço Itaú Cultural e no Auditório do Ibirapuera. “Estamos muito felizes em trazer o festival para São Paulo e oferecer 50% de desconto para os clientes”, diz Andrea Pinotti Cordeiro, diretora de marketing do Itaú. O banco foi uma das primeiras instituições a patrocinarem o evento, e a parceria, que começou em 1999, segue firme até hoje.

Graças ao apoio, o festival ganhou destaque e se popularizou, tornando-se um dos principais eventos de teatro do país. Também, em todos esses anos de atuação, já foram apresentados mais de 3,6 mil espetáculos, atingindo quase 2 milhões de pessoas. “E pensar que começamos com apenas 14 espetáculos, em 1992…”, lembra Leandro Knopfholz, diretor-geral do festival.

Vem aí

Na edição desse ano, serão 32 espetáculos apresentados na Mostra e mais de 300 no Fringe, uma exibição paralela, sem curadoria, em que os participantes expõem seus trabalhos ao público e aos “olheiros” que sempre frequentam o evento.

Ganham destaque na Mostra o musical “O Homem Vertente”, do grupo argentino Ojalá, que será produzido pelo festival, além de “The Pillowman” e o “Homem Travesseiro”, que são duas versões diferentes da mesma peça.

Para quem gosta de “stand-up comedy”, o Risorama, evento já consagrado em outras edições do festival, também preparou novidades. Haverá ainda o “De Repente”, espaço aberto para o improviso, e uma quermesse com pratos de grandes chefs brasileiros e internacionais, a “Gastronomix”.

Com arte e desenvolvimento crítico

O intuito do festival não é apenas entreter, mas fazer com que os espectadores reflitam sobre as ideias transmitidas pelas montagens. Em crianças, o efeito do teatro e da arte em geral ainda contribui para o desenvolvimento e a formação da criatividade.

Sabendo disso, não é de hoje que o Itaú valoriza o acesso à cultura, porque acredita que só assim é possível desenvolver uma sociedade composta por pessoas cientes de seus direitos e deveres. “Temos crença no apoio à cultura para desenvolver a consciência crítica das pessoas”, conta Andrea.

Esse tipo de patrocínio também ajuda a divulgar a arte do país. Ele se estende a outras importantes festas populares em todo o Brasil, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Festival de Dança de Joinville, a Festa Literária Internacional de Pernambuco, Carnaval de Salvador, Rock in Rio, entre outras.

Saiba mais

Anote aí: o festival acontece de 26 de março a 7 de abril, em Curitiba. Muitas peças são gratuitas. Nas pagas, o preço máximo é R$ 60 – clientes Itaucard pagam meia-entrada. Para ver os espetáculos, dias, horários e preços, acesse o site (www.festivaldecuritiba.com.br).

Fonte: http://www.itau.com.br/sobre/marca/festival-de-teatro-de-curitiba-traz-pecas-inovadoras.html