Categoria ‘Reforma agrária’ Antropologia

9
Nov

Integração de ações em assentamentos é debatida com Incra/TO

A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Suest/TO) participou, no dia 30/10, do Encontro de Ações Integradas do Programa Brasil sem Miséria, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento ocorreu no auditório do Sebrae/TO no município de Araguatins, localizado no extremo norte do estado, região do Bico do Papagaio.

O objetivo foi debater a integração de políticas públicas nos projetos de assentamento, ações em execução ou planejadas, a fim de atender demandas no campo (como assistência técnica, crédito rural, estradas, habitações, regularização fundiária e saneamento básico).

A superintendente-substituta da Funasa no Tocantins, Selestina Delmundes Bezerra, falou do papel da Instituição ao longo dos anos em ações de saneamento básico no Brasil, principalmente nas pequenas comunidades. Destacou a atual missão da Fundação, que é de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

A representante apresentou, ainda, aos participantes o andamento da execução das ações de saneamento contemplados pela Funasa na região, com os recursos do PAC 1 e PAC 2, que equivale a um valor de R$ 13,5 milhões de reais.

O superintendente do Incra no Tocantins, Ruberval Silva, apresentou as diretrizes e as ações do Plano Brasil Sem Miséria — programa do Governo Federal de combate à pobreza — que serão executadas nos municípios que integram o território do Bico do Papagaio. O Incra atuará de forma integrada nos assentamentos, em conformidade com as novas diretrizes do trabalho do Governo Federal no segmento da reforma agrária.

Participaram do evento, além da Funasa e do Incra, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), além de lideranças dos projetos de assentamento, movimentos sociais e prefeitos eleitos.

Fonte: www.funasa.gov.br/site/funasa-promove-dia-13-i-seminario-de-esa-em-goiania

16
Jul

V Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais: Políticas Públicas e Caminhos para o Desenvolvimento 23, 24 e 25 de agosto de 2012

Dando continuidade  a uma experiência de investigação, que já acumula mais de 25 anos, junto aos assentamentos rurais do Estado de São Paulo estaremos realizando de 23 a 25 de agosto, o   V Simpósio Sobre Reforma Agrária e Questões Rurais, Uniara/Araraquara.

O evento propõe-se a dar continuidade, às discussões e socialização de produtos de pesquisa voltados à agricultura familiar e assentamentos rurais que têm marcado sua trajetória. Estamos ampliando as discussões, que vão passar a abranger o meio rural como um todo (perpassando os assentamentos rurais), perspectiva que será adotada a partir desta edição do simpósio.

Acessando o site http://www.uniara.com.br/nupedor/normas.php você poderá visualizar as Normas para envio dos Trabalhos.

A data limite para envio dos resumos é 23/07/2012.

Qualquer dúvida entre em contato atraves do email simposio.nupedor@gmail.com

Abaixo Programação Completa do Evento:

V Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais: Políticas Públicas e Caminhos para o Desenvolvimento
23, 24 e 25 de agosto de 2012

Centro Universitário de Araraquara – Uniara
Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor

23/08/2012
Inscrições a partir das 7hs

8:00 Café da manhã
10:00 Mesa de Abertura
10:30
Conferência: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL
Coordenador: Luis Antonio Barone (Unesp/Presidente Prudente)
Conferencista: Guilherme Costa Delgado (IPEA)

12:30 ás 14:00 Almoço
14:30 Sessões de Apresentação de Trabalhos
Políticas Públicas e Desenvolvimento
Coord. Brancolina Ferreira (IPEA)
Educação, Saúde e Desenvolvimento
Coord. Rosemeire Aparecida Scopinho (UFSCar)
Quilombos, Comunidades Tradicionais e modo de vida
Coord. Emília Piatrefesa de Godoi (Unicamp)
Gênero e Geração
Coord. Elisa Guaraná de Castro (UFRRJ)
18:00 ás 19:00 Café da Tarde
19:00
Mesa 1: SISTEMAS PRODUTIVOS E A QUESTÃO AMBIENTAL
Coordenador: Oriowaldo Queda (Uniara)

Debatedores:
Luiz Otavio Ramos Filho (Embrapa Meio Ambiente/Jaguariúna)
Carlos Armênio Kathounian (Esalq/USP)
Flávio Sacco dos Anjos (UFPel)
Representantante CONAQ – Quilombos
Paulo Yoshio Kageyama (Esalq/USP)
Representante dos Movimentos Sociais

24/08/2012
8:00 Café da manhã
9:00
Mesa 2: EXPERIÊNCIAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR NOS ESPAÇOS DO AGRONEGÓCIO:
Coordenadora: Sônia Maria Pessoa Pereira Bergamasco (Unicamp)

Participantes:
Maya Takagi (MDS)
Pedro Ramos (Unicamp)
Sergio Pereira Leite (UFRRJ)
Élio Neves (FERAESP)
Walter Belik (Unicamp)

12:30 ás 14:00 Almoço
14:00 às 18:00 Sessões de Apresentação de Trabalhos
Agricultura Familiar e Redes de Cooperação
Coord. Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida (UFG)
Meio Ambiente e Modelos Diferenciados de Desenvolvimento Rural
Coord. Maristela Simões do Carmo (Unesp/Botucatu) e Marcelo Alario Ennes (UFS)
A Extensão e Inovação na Agricultura Familiar
Coord. Manoel Baltasar Baptista da Costa (UFSCar)
Metodologia de Pesquisa
Coord. Dulce Consuelo Andreatta Whitaker (Unesp/Araraquara)
18:00 as 19:00 Café da Tarde
19:00
Mesa 3: QUESTÕES DE GÊNERO NO MEIO RURAL
Coordenadora: Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante

Participantes:
Andréa Butto (AEGRE/MDA)
Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Gilvânia Maria da Silva (CONAQ)
Representante dos Movimentos Sociais (Org. Marcha Mundial das Mulheres)
Maria Ignez Paulillo (UFSC)

25/08/2012
8:00 – Visita Técnica ao Assentamento de Reforma Agrária Bela Vista (Araraquara-SP)
12:00 Almoço na Roça (almoço de encerramento)
Programação sujeita a algumas alterações.

9
Apr

UFRA na Reforma Agrária

UFRA Reforma agraria

O Programa “UFRA na Reforma Agrária” tem por objetivo conferir visibilidade institucional, continuidade e coordenação às múltiplas ações da UFRA, no ensino, na pesquisa e na extensão, realizadas em áreas de assentamento de reforma agrária, ou relacionadas ao tema de outra forma.

A institucionalização do Programa fortalece a parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), favorecendo a articulação das iniciativas da UFRA com os direcionamentos estratégicos e prioridades definidas pelo órgão.

OBJETIVOS DO EVENTO

–  Destacar a proeminência da questão agrária e dos problemas fundiários na Amazônia contemporânea, sob os aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais.

–  Promover o encontro e o diálogo entre especialistas e representantes dos diversos segmentos atuantes na questão agrária e fundiária no Brasil e no Pará.

–  Expor as diversas ações da UFRA em áreas de assentamento de reforma agrária, buscando integrá-las em torno de um mesmo Programa, de caráter institucional, fundamentado nos referenciais metodológicos do programa de assessoria técnica, social e ambiental do INCRA.

–  Celebrar novo Termo de Cooperação Técnica entre a UFRA e o INCRA, visando apoiar e orientar as ações da UFRA em assentamentos selecionados pelo INCRA.

INFORMAÇÕES AOS AUTORES E APRESENTADORES

Os resultados do I Encontro do Programa UFRA na Reforma Agrária serão registrados na forma de um livro, publicado posteriormente ao Evento. A publicação dos conteúdos apresentados é facultada aos apresentadores. Os apresentadores que desejarem ter suas contribuições incluídas no livro deverão encaminhar os artigos para Cyntia Meireles [ cyntia.meireles@ufra.edu.br ] ou Vania Neu [ vania.neu@ufra.edu.br ], até o dia 05 de maio, impreterivelmente. Acesse aqui as normas para publicação de artigos completos. No caso de textos não originais, será preciso comprovar a anuência do detentor dos direitos autorais, para a reimpressão do texto.

INFORMAÇÕES ESPECIAIS

Alimentação: A UFRA oferecerá almoço, no Restaurante Universitário, para até 50 participantes, beneficiários da reforma agrária.

Alojamento: A UFRA oferecerá alojamento no Ginásio de Esportes, para pernoite entre os dias 12 e 13 de abril. O espaço inclui vestiário e sanitários. Os visitantes deverão trazer colchonetes e roupa de cama.

Transporte: A UFRA proverá transporte em micro-ônibus (30 lugares) saindo de Santa Bárbara (PA “Abril Vermelho”) às 07h00min, do dia 12/04, e retornando após o almoço do dia 13/04.

Acesso ao evento e às facilidades: O acesso ao evento e às instalações da UFRA requer preenchimento da Ficha de Inscrição, disponível neste site. Aqueles que não puderem preencher a ficha “on-line”, deverão fazê-lo diretamente na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), localizada no Prédio Central.

Para mais informações ou acessar a PROGRAMAÇÃO e a FICHA INSCRIÇÃO:
www.portal.ufra.edu.br/index.php/Ultimas-Noticias/ufra-na-reforma-agraria.html