Categoria ‘Religiões africanas’ Antropologia

10
Nov

Acontecerá na Biblioteca Pública Pelotense

11 de novembro, de 2011 às 19h30

Lançamento do Livro: “Os Baobás do Fim do Mundo” –
Trechos líricos de uma etnografia com religiões de matriz africana no sul do Rio Grande do Sul
Autores: Marília Floôr Kosby e Zé Darci

capa_baobas_

O evento: Mesa com os autores e o antropólogo Edgar Barbosa Neto. Exposição de telas do artista plástico Zé Darci. Música com Ricardo Petrucci e Julinho do Cavaco.

A obra: “Os Baobás do Fim do Mundo” é uma coletânea de poemas extraídos dos diários de campo da antropóloga Marília Kosby, escritos durante seu mestrado acadêmico.

Os três capítulos em que o livro se divide marcam a passagem de diferentes momentos da experiência etnográfica da autora, trazendo textos que expressam como foi sendo elaborado o conhecimento a respeito do modo de viver junto às casas de religião com os quais estudou.

Os capítulos são ilustrados com reproduções fotográficas de pinturas do artista plástico Zé Darci, integrante do Grupo de Artistas Quilombos Urbanos, de Pelotas. Além disso, o livro possui um glossário alfabeticamente organizado para as palavras sinalizadas em itálico, com descrições etnográficas e bibliográficas sobre termos relacionados à liturgia afro-brasileira e à experiência afrodescendente no continente americano.

Antes e além de tudo, portanto, este livro é uma forma de retorno ao pessoal “de religião”, que encarregou sua autora de “levar a beleza de suas religiões para fora dos muros das terreiras”.

A obra foi publicada pela Editora Novitas, e está à venda no site http://www.editoranovitas.com.br/component/content/article/1-interna/126-pre-venda-os-baobas-do-fim-do-mundo.

Em breve, à venda também na Livraria Vanguarda.