Categoria ‘UFPel’ Antropologia

25
Jun

ANTROPOLOGIA DA PERCEPÇÃO E DO IMAGINÁRIO – UFPel

ciclo-seminarios

O PPG em Antropologia convida e solicita divulgação para o 2º módulo do Ciclo de Seminários “Estado e Diversidade Cultural”: ANTROPOLOGIA DA PERCEPÇÃO E DO IMAGINÁRIO

(Atenção para a mudança de local da conferência)

27 junho (quinta-feira, Auditório da UCPel – CAMPUS II – Rua Almirante Barroso, 1202):
19h – Abertura:
Prof. Sidney Vieira (ICH/UFPel)
19h30m – Conferência:
Profª Barbara Glowczewski (CNRS/EHESS/Collège de France):
Cartografias, ritual e arte dos Aborígenes do deserto central australiano

28 junho (sexta-feira, Auditório da Agência da Lagoa Mirim, Rua Lobo da Costa, 447):
19h – Mesa Redonda: A cidade como construção simbólica
Coordenação: Profª Claudia Turra Magni (LEPPAIS/UFPel)
Debatedora: Profª Claudia Brandão (UFPel)
Palestras:
Profª Rose Satiko (LISA/USP):
Cidade Tiradentes por seus artistas
Profª Lizete Dias de Oliveira (FABICO/UFRGS):
A Porto Alegre imaginada e a invizibilizada
Ronaldo Correa (BIEV/UFRGS):
As imagens visuais da cidade de Porto Alegre: o efêmero como documento cultural.

Claudia Turra Magni
Profª PPG e Bacharelado Antropologia – UFPel
Coord. LEPPAIS

23
May

Início das aulas do curso Bacharelado em Antropologia da UFPel – Vestibular Especial

Informamos que as aulas do curso de Bacharelado em Antropologia – Vestibular 2013 terão início na próxima segunda-feira, dia 27 de maio.

A primeira aula será no prédio da Engenharia Madeireira, situada na Rua Conde de Porto Alegre, 793, sala 03, com início às 19h. Haverá um micro-ônibus saindo da Casa do Estudante nesse dia, às 18h30min, diretamente para o prédio da Engenharia Madeireira.

Att,
Albio Ferreira da Costa
Secretário do Colegiado
Curso de Bacharelado em Antropologia – Universidade Federal de Pelotas
Instituto de Ciências Humanas
Tel. (53) 3284-5531

www.antropologiaufpel.com.br

22
May

Formatura da primeira turma do curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas

Aconteceu dia 17/05 (sexta-feira), às 18h, em caráter interno nas dependências do ICH, a Colação de Grau da primeira turma de alunos do curso de Bacharelado em Antropologia.

formandos-antropologia

A Linha de Formação em Antropologia estava constituída pelos formandos  Alessandro Barbosa Lopes, Bruna Donato de Oliveira,  Isabel Soares Campos, Maria Heloisa Martisn da Rosa, Maurício Dias Schneider, Priscila Evely Arinho Machado e Vinícius Schwochow Paiva e na Linha de Formação em Arqueologia pela formanda Eliene Barbachan Dubreuilh.

A confraternização de formatura ocorreu nas dependências da Associação dos Funcionários da CTMR, a partir das 20h do mesmo dia, contando com a presença dos professores, familiares e amigos dos Bacharéis em Antropologia, onde foi servido churrasco e cerveja, seguido de uma boa roda de samba que estendeu-se até a madrugada.

Parabéns a todos os formandos!

Colegiado do Curso de Bacharelado em Antropologia
Universidade Federal de Pelotas
www.antropologiaufpel.com.br

12
Oct

Saiu o edital para a seleção 2013 do Mestrado em Antropologia da UFPel:

A Universidade Federal de Pelotas, através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia – Mestrado, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de candidatos ao referido Programa, nos termos estabelecidos no Edital.

Acesse aqui o Formulário de inscrição.

Entre os dias 22 de outubro e 3 de novembro o horário de funcionamento da Secretaria do PPGA será das 8h às 14h por conta do turno único da UFPel.

Mais informações www.antropologiaufpel.com.br ou pelo
Fone: (53) 3284-5522 ou ainda pelo e-mail: ufpel.ppga@gmail.com

23
Sep

O Ciclo de Experiências de Campo – CEC 2011 – UFPel

É uma atividade de extensão vinculada ao curso de Bacharelado em Antropologia do Instituto de Ciências Humanas da UFPEL, e se realizará nos dias 24 e 25 de outubro de 2011 nos períodos da tarde e noite.

O CEC busca promover um espaço de discussão das pesquisas realizadas nas áreas de Antropologia e Arqueologia. Contribui para a formação do(a)s acadêmico(a)s vinculados a estudos teóricos e etnográficos, pela possibilidade de partilharem suas experiências de campo com a comunidade acadêmica.

Essa atividade de extensão é importante para a  pesquisa e o ensino de antropologia (GEERTZ,1990), sendo fundamental para a consolidação dessas duas áreas na Universidade.

Promove a discussão e organização do material a ser apresentado na forma de pôsteres, em Congressos de Iniciação Científica e Encontros de Graduação e Pós-Graduação, oportunizando uma experiência de debate, construção e defesa de idéias e pesquisas.

Após apresentação os pôsteres estarão expostos nas dependências do ICH, até o final do semestre. Para a apresentação serão utilizados apenas computador e data show em espaço a ser divulgado.

Inscrições e mais informações: IIIciclo@gmail.com

Enviado por:

Camile Vergara
Organização do CEC

3
Oct

O III Ciclo de Experiências de Campo – III CEC

Se realizará no dia 15 de outubro de 2010 – manhã, tarde e noite – é uma atividade de extensão vinculada ao Bacharelado de Antropologia / ICH / UFPEL.

O III CEC busca promover um espaço de discussão das pesquisas realizadas nas áreas de Antropologia e Arqueologia. Contribui para a formação dos/as estudantes vinculados a estudos teóricos e etnográficos, pela possibilidade de partilharem suas experiências de campo com a comunidade acadêmica.

O III CEC promove a discussão e organização do material a ser apresentado na forma de pôsteres, em Congressos de Iniciação Científica e Encontros de Graduação e Pós-Graduação, oportunizando uma experiência de debate, construção e defesa de idéias e pesquisas.

Inscrições: A ficha, em anexo, deverá ser preenchida e enviada juntamente com o material a ser projetado (banner no modelo CIC), para iiiciclo@gmail.com com copia para antropologiaufpel@yahoo.com.br, até o dia 08 de outubro de 2010. A Apresentação do banner será virtual para que possam ser feitas alterações até o CIC.