27
Jun

Congreso Internacional “Pueblos indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI”

CONVOCAM

Para o Primeiro Congresso Internacional “Os povos indígenas da América Latina, séculos XIX-XXI. Avanços, perspectivas e desafios”, que se realizará de 28 a 31 de outubro de 2013 e que terá como sede o Instituto Cultural Oaxaca na cidade de Oaxaca, México.

Este encontro busca fortalecer a cooperação e a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa que trabalhem com e sobre os povos indígenas latino-americanos desde as perspectivas da história, da etno-história, da antropologia e ciências afins, assim como com a elaboração e implementação de políticas para o desenvolvimento social ou a conservação do patrimônio cultural de tais povos.

Também se busca conhecer e compartilhar os avanços e descobertas produzidos recentemente em matéria de conhecimento, os temas novos ou permanentes que estão sendo estudados, as perspectivas epistemológicas utilizadas e as diversas metodologias empregadas para a análise e o trabalho da questão indígena em diversos momentos e âmbitos de sua história.

O Congresso se realizará durante três dias, com seis momentos de trabalho (manhã e tarde), que serão organizados a partir de simpósios temáticos agrupados nos grandes temas do Congresso:

– Movimentos sociais e resistência
– Educação
– Estudos em torno do pós-colonialismo
– Terras
– Territorialidades
– Identidades
– Indigenismo
– Multiculturalismo
– Interculturalidade
– Visões sobre cidadania
– Recursos naturais
– Migração
– Gênero

Na 1ª. Circular do Congresso será emitida a Convocatória contendo as datas, detalhes e formatos para inscrever simpósios temáticos.

A 2ª. Circular será a convocatória para a inscrição de comunicações livres nos simpósios aprovados pelo Comitê organizador.

A Convocatória se fará pública com a ajuda das instituições participantes, através de sua difusão pelos meios eletrônicos e pelo site do Congresso.

www.congresopueblosindigenas.org

Para qualquer informação, dirigir-se ao seguinte e-mail:

congreso.pueblos.indigenas@gmail.com