21
Jan

Grupo de estudos “GRANDES AUTORES”: Encontrando PIERRE CLASTRES

O Núcleo de Etnologia Ameríndia da UFPel inicia seus estudos de grandes autores por uma série de encontros dedicada a alguns dos principais temas etnológicos, políticos e filosóficos da obra de Clastres. O grupo de estudos se propõe a ser uma breve introdução ao universo conceitual e interpretativo do autor. Por isso, os encontros são baseados em textos escolhidos de fácil acesso, todos já publicados em língua portuguesa.

Cada capítulo, artigo ou ensaio cuja leitura é proposta, será apresentado e debatido, em ambiente dialógico e aberto a testemunhos pessoais e outras reflexões, por vezes, com o auxílio de bibliografia complementar. Os três últimos encontros serão semanais, às quartas-feiras, entre 14 e 16 horas, na sala do NETA, terceiro andar do Campus 1 do ICH-UFPel, à Rua Alberto Rosa, 156.

A participação nestes encontros não requer a leitura dos textos anteriores.

22 de janeiro de 2014
horário: 14:00-16:00, local: ICH, Campus 1, sala do NETA
pauta:
–abertura e informes
–atividade: a servidão voluntária 1
Leitura básica: CLASTRES, Pierre. Liberdade, mau encontro, inominável. In: Discurso da Servidão Voluntária (trad.: Laymert G. dos Santos, transcrição de Charles Teste). São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 109-123.

5 de fevereiro de 2014
horário: 14:00-16:00, local: ICH, Campus 1, sala do NETA
pauta:
–abertura e informes
–atividade: a servidão voluntária 2
Leitura básica: CHAUÍ, Marilena. Contra o Um, contra o Estado: o contradiscurso de Clastres e de La Boétie. In: SANTIAGO, Homero (org.) Marilena Chauí contra a servidão voluntária (escritos de Marilena Chauí, volume 1). Belo Horizonte e São Paulo: Autêntica e Fundação Perseu Abramo, 2013, p. 137-156.

12 de fevereiro de 2014
horário: 14:00-16:00, local: ICH, Campus 1, sala do NETA
pauta:
–abertura e informes
–atividade: diálogo sobre a trajetória do grupo de estudos
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO GRUPO DE ESTUDOS
“Encontrando Pierre Clastres”.