14
Feb

II CIAEE – Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história

Com o importante apoio do CNPq, vai acontecer de 05 a 08 de junho de 2012 em Dourados, MS – Brasil, um importante encontro antropológico que reunirá pesquisadores brasileiros e de outros países do contexto ibero-americano: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, México, Portugal e Espanha.

O II CIAEE ratifica a posição de Dourados no roteiro dos eventos acadêmicos internacionais, propiciando o diálogo e a integração entre pesquisadores e instituições da América Latina e da Península Ibérica.

O Iº CIAEE representou uma nova fase para a antropologia em Mato Grosso do Sul. A partir da consolidação de uma rede de cooperação em nível internacional, os pesquisadores de Mato Grosso do Sul passaram a desenvolver atividades científicas e acadêmicas em uma rede de cooperação de ampla difusão. Os esforços, as publicações, o comprometimento dos pesquisadores foi crucial para que a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) apresentasse junto à CAPES o projeto para a implantação do Programa de Pós-graduação em Antropologia, programa este que lançou o edital do processo seletivo para a sua primeira turma de mestrado em dezembro de 2010.

Dourados possui uma trajetória que lhe confere características de cidade universitária. Localizada no estado de Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste), a cidade de Dourados possui em torno de 190 mil habitantes. Detentora de várias instituições de ensino superior, o município atingiu a expressiva marca de um doutor para cada 455 habitantes. Por outro lado, antes do CIAEE a antropologia no Mato Grosso do Sul dependia basicamente do esforço isolado de pesquisadores regionais.

Coordenador do Evento: Jorge Eremites de Oliveira

Mais informações no site www.ufgd.edu.br/eventos/ciaee/index.php?lang=1

Enviado por Alessandro Lopes
Discente Bacharelado em Antropologia/UFPel