19
Apr

II Mostra de Filmes Etnográficos: Olhar, Escutar e Sentir a Sabedoria Ameríndia

A II Mostra de Filmes Etnográficos: Olhar, Escutar e Sentir a Sabedoria Ameríndia se insere no rol de atividades do II Fórum Internacional da Temática Indígena, que contará com a participação efetiva de docentes e discentes do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA), vinculado ao Bacharelado em Antropologia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. Visa propiciar a participação de um público mais amplo na discussão de algumas temáticas, promovendo, desta maneira, uma sensibilização em relação às culturas e aos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Esta atividade, como um projeto em parceria NETA – LEPPAIS busca discutir a produção de filmes no contexto da etnografia ameríndia, para construir uma forma de pensar criticamente as imagens produzidas e veiculadas na mídia sobre as culturas indígenas.

Esta edição da Mostra de Filmes etnográficos desenvolverá discussões teóricas e metodológicas ligadas às áreas de Etnologia Ameríndia, Arqueologia, História, Educação e Ecologia dos coletivos ameríndios Mbyá Guarani, Kaingang, Tariano e Tukano. A partir dos filmes selecionados, serão debatidos temas significativos ligados a estes coletivos ameríndios, tais como: alteridade, relações interétnicas, educação indígena, mitologia, ritual, cosmologia, cultura material e patrimônio cultural.

Programa:

1o. Dia – 14/05/2012 (segunda-feira) – das 12h às 14h
Abertura: Profa. Dra. Cláudia Turra Magni – LEPPAIS e Profa. Dra Lori Altmann – NETA
Tema: Interculturalidade e educação
Etnia: Mbyá Guarani
Debatedora: Profa. Dra. Maria Aparecida Bergamaschi – Educação/UFRGS.
Filme: “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada”.
Direção: Beñites, Germano; Ortega, Ariel e Morinico, Jorge.
Duração: 65 min

2o. Dia (terça-feira) – 15/05/2012 – das 12h às 14h
Temática: Cosmologia e ritual
Etnia: Kaingang
Debatedor: Prof. Dr. José Otávio Catafesto de Souza – Antropologia e Arqueologia/UFRGS
Filme: Ritual do Kiki.
Diretor: ROSA, Rogério Reus Gonçalves da; Diehl, Eliana; Almeida, Ledson Kurtz de; Oliveira, Maria Conceição de.
Duração: 31 min
Ano: 1995

3o. Dia (quarta-feira) – 16/05/2012 – das 12h às 14h
Temática: Patrimônio e cultura material
Debatedora: Profa. Dra. Loredana Marise Ricardo Ribeiro – Arqueologia/UFPel.
Filme: “A Cachoeira Sagrada de Iauaretê (ou cachoeira das onças)”. Lugar sagrado dos Povos Indígenas dos rios Uaupés e Papuri (AM).
Etnia: Tariano e Tukano.
Direção: Vincent Careli
Realização: Vídeo nas Aldeias, IPHAN e Ministério da Cultura. “Bens Culturais Registrados” – vol. 2, Registrada como patrimônio cultural do Brasil em 10/08/2006. Inscrito no Livro de Registro dos Lugares.
Duração: 12 min. e 10 seg.
Ano: 2006.

Coordenadora: Prof. Dra. Lori Altmann
Docentes Colaboradores/as: Prof. Dr. Martin Cesar Tempass; Profa. Dra. Loredana Marise Ricardo Ribeiro; Profa. Dra. Claudia Turra Magni; Profa. Dra. Maria Aparecida Bergamaschi; Prof. Dr. José Otávio Catafesto de Souza; Prof. Ms. Rojane Brum Nunes.

Discentes colaboradores: Maria Heloisa Martins da Rosa; Alessandro Barbosa Lopes; Thais Mendes Pedrotti: Suéllen de Medeiros Cortes; Roberta Xavier Gonçalves.

Vagas limitadas!

Reserva de vaga através do e-mail: Mostra de Filmes Etnográficos mostraetnografica@hotmail.com, com Thais Mendes Pedrotti