9
Nov

Integração de ações em assentamentos é debatida com Incra/TO

A Superintendência Estadual da Funasa no Tocantins (Suest/TO) participou, no dia 30/10, do Encontro de Ações Integradas do Programa Brasil sem Miséria, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento ocorreu no auditório do Sebrae/TO no município de Araguatins, localizado no extremo norte do estado, região do Bico do Papagaio.

O objetivo foi debater a integração de políticas públicas nos projetos de assentamento, ações em execução ou planejadas, a fim de atender demandas no campo (como assistência técnica, crédito rural, estradas, habitações, regularização fundiária e saneamento básico).

A superintendente-substituta da Funasa no Tocantins, Selestina Delmundes Bezerra, falou do papel da Instituição ao longo dos anos em ações de saneamento básico no Brasil, principalmente nas pequenas comunidades. Destacou a atual missão da Fundação, que é de promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

A representante apresentou, ainda, aos participantes o andamento da execução das ações de saneamento contemplados pela Funasa na região, com os recursos do PAC 1 e PAC 2, que equivale a um valor de R$ 13,5 milhões de reais.

O superintendente do Incra no Tocantins, Ruberval Silva, apresentou as diretrizes e as ações do Plano Brasil Sem Miséria — programa do Governo Federal de combate à pobreza — que serão executadas nos municípios que integram o território do Bico do Papagaio. O Incra atuará de forma integrada nos assentamentos, em conformidade com as novas diretrizes do trabalho do Governo Federal no segmento da reforma agrária.

Participaram do evento, além da Funasa e do Incra, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), além de lideranças dos projetos de assentamento, movimentos sociais e prefeitos eleitos.

Fonte: www.funasa.gov.br/site/funasa-promove-dia-13-i-seminario-de-esa-em-goiania