28
Mar

Museu Histórico de Morro Redondo

No domingo dia 26/03/2017, visitei o Museu Histórico de Morro Redondo, achei muito bonito e interessante à narrativa sobre a trajetória dos imigrantes e seus descendentes no território de Morro Redondo, contado pela Andrea Messias, estudante de museologia. Essa trajetória é também representada na cultura material e imaterial dos objetos do museu, no entanto, senti que está faltando à parte que trata da morte, pois tem o início e meio, mas falta o fim.  Também a Andrea disse que foi difícil conseguir objetos mais antigos, só os datados a partir de 1950.

Porém quando visitei o Cemitério Municipal de Morro Redondo, achei uma lápide de túmulo na língua alemã, de uma imigrante que nasceu em 1835 e faleceu em 1910. Seria interessante trazer para o museu esse e outros dados sobre o falecimento dos primeiros imigrantes que por aqui chegaram, pois a partir dai, formar-se-ia outras redes de contatos, proporcionando novas descobertas para o conhecimento da comunidade e dos visitantes.

lapide-imigrante-alema

Também achei o espaço do museu muito pequeno, apesar dos esforços dos criadores, organizadores e colaboradores, o tamanho e a localização do museu não estão fazendo jus a importância da diversidade cultural de Morro Redondo.

Cátia Simone da Silva
Antropóloga Social e Cultural
catia@antropologiasocial.com.br

  1. on April 17th at 05:33 am
    mayara said:

    Amei seu blog! Não manjo muito de antropologia e esse site irá me ajudar muito nos estudos. Continue fazendo seu trabalho maravilhoso e util.

  2. on April 18th at 03:58 am
    admin said:

    Fiquei muito feliz pelo seu comentário Mayara. Bons estudos! Abraço.