2
Aug

Pescadores da Colônia Z3 protestam pelo pagamento do seguro-defeso

pescadores-z3

A BR-392, que liga Pelotas a Rio Grande, ficou bloqueada durante 30 minutos na tarde desta segunda-feira (1º). Cerca de 80 moradores da Colônia Z3, em Pelotas, trancaram a rodovia. Eles protestam pela  liberação do seguro-defeso para as mulheres dos pescadores.

O Ministério do Trabalho suspendeu o benefício de 500 mulheres cadastradas, que auxiliam na pesca. Segundo o chefe do seguro-desemprego, da gerência do Ministério do Trabalho, em Pelotas, Edmar Campos, a medida só foi comunicada no dia 14 de julho, 44 dias depois do início do defeso. O Ministério alega que as mulheres dos pescadores não possuem a licença ambiental necessária para o recebimento do benefício.

– Não é certo lançar este bloqueio em pleno defeso. Deveriam ter avisado antes, já que esta licença nunca foi necessária para as mulheres, apenas uma por família – alega Edmar.

O pagamento da parcela de julho deveria ser feito nesta segunda-feira. No entanto, de acordo com o presidente do Sindicato dos Pescadores da Colônia Z3, muitas famílias não receberam nem mesmo a parcela de junho.

– Nós resolvemos protestar para tentar sensibilizar o Governo Federal. Esta licença ambiental nunca foi cobrada para as mulheres, apenas para os pescadores. Se o Ministério do Trabalho autorizar, a gente consegue para o ano que vem, mas para 2011 é impossível.

Na casa da pescadora Denice Pereira moram oito pessoas. Segundo ela a família só não está sem ter o que comer por causa do sogro, que recebe aposentadoria.

– Em 23 anos como pescadora nunca passei por uma situação igual. Um dia o dinheiro do meu sogro também vai acabar.

Segundo a Polícia Rodivária Federal (PRF), o bloqueio da rodovia formou um engarrafamento de 4km, entre Pelotas e Rio Grande. Depois de 30 minutos, o grupo formado por homens, mulheres e crianças, se dirigiu até o Ministério do Trabalho em Pelotas. De acordo com o chefe do seguro-desemprego, a Superintendência Regional de Porto Alegre espera uma posição jurídica da situação para liberar o benefício.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2011/08/01/pescadores-da-colonia-z3-protestam-pelo-pagamento-do-seguro-defeso/?topo=77,1,1