13
Mar

Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo Descritivo de Imagens

O blog Antropologia Social está feliz com a parceria feita com a PUC/RS, através do Sr. Édison Hüttner, coordenador do NEPCI – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Indígena, que gentilmente cedeu o catálogo digital descritivo de imagens, intitulado “Séculos Indígenas no Brasil”.

Séculos indígenas

Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo Descritivo de Imagens é uma obra de cultura nacional para a compreensão da majestosa árvore da formação étnica brasileira, cuja seiva a revigora na tradição milenar dos povos indígenas, palpitando em suas raízes. O livro mostra a imagem e a voz do índio brasileiro, a manifestação de seus pensadores através de conteúdo multidisciplinar profundo e didático.

Todos nós precisamos de imagens, da imagem real, para organizar e dar significado ao espaço onde vivemos. Cada foto e gesto desta obra é uma chave entrando na fechadura, símbolo de reação imediata, da visibilização palpável, recolocação do ícone no mosaico da identidade da nação brasileira, da indigedade americana e latino-americana; todo nós criamos modelos para ver o mundo ao nosso redor, ele mesmo, repleto de informações, crenças, preconceitos, possibilidades, escondido, e suas metáforas. Depende do ângulo que escolhemos para ver o mundo, da imagem que acreditamos, mediadora, seu verdadeiro nome, no quadro onde nós mesmo nos vemos… e deixar a imaginação voar. A imagem e a voz dos povos indígenas alcançam a compreensão do mundo onde habitamos.

“Séculos Indígenas no Brasil” foi publicado a segunda vez em Porto Alegre em 2010, 2ª Edição…  Esta em versão on-line (gratuita) e impressa (2.000). Com mais de 1 milhão de acesso.

Foi publicado pela Edipucrs e organizado por Frank Coe, André Ramos e Édison Hüttner, com tiragem de dois mil exemplares. Todo o projeto é realizado pelo Núcleo de Pesquisa Indígena (Nepci) da PUCRS, Fundação Darcy Ribeiro, Karioka Multimedia e Sociedade Indígena Nheengatu.

Tendo presente a necessidade de conteúdo atual para o ensino da cultura indígena, bem como sua inclusão no currículo oficial da rede de ensino, conforme Lei Federal nº 11.645/08 (http://www.planalto.gov.br/ccivil

Ato2007-2010/2008/lei/L11645.htm), o presente trabalho é endereçado:

· Para as aldeias indígenas (líderes, professores e estudantes).

· Às secretarias de educação estadual e municipal e organizações de ensino privado (Ensino Médio e Fundamental).

· Aos índios universitários (estimativa – mais de 5 mil);

·  Para estudantes, pesquisadores e professores das universidades;

·  Aos mais diversos grupos de interesse pela causa indígena.

O livro em versão on-line, com design inédito, chega em boa hora ao efervescente interesse pelo saber dos povos indígenas do Brasil. Em versão on-line é possível contemplar toda a obra, bem como a utilização de seu conteúdo:

a)     Gratuitamente – sem fins comerciais; b) Em sala de aula e em outros ambientes com recursos de aparelhos multimídia, etc.; c) Para pesquisas e citações – de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); d) Pode ser lincado em outros sites com a garantia das devidas referências de catalogação e endereço eletrônico.

·   A segunda edição renovada, e disponível neste endereço: http://www.pucrs.br/edipucrs/nepci/seculosindigenas2.pdf

Enviado por Édison Hüttner – Coordenador do NEPCI/PUC-RS