22
May

UFRPE realiza seminário sobre transversalidade de gênero na pesca e aquicultura em Brasília

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoveu, no último dia 17 de maio, em Brasília, na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura, o II Seminário Institucional do projeto  Ação para consolidar a transversalidade de gênero nas políticas públicas para pesca e aquicultura do MPA. Na ocasião, a professora Maria do Rosário, coordenadora do projeto, lança o livro Gênero e pesca artesanal, fruto das ações de pesquisa do projeto.
Durante o evento, foram discutidos os resultados do projeto, por meio do qual foram analisados aspectos ligados à saúde, ao trabalho e à alimentação de pescadoras artesanais de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará e Santa Catarina. Foram entrevistadas 72 mulheres, e o diagnóstico, entre outros achados, revela a falta de informação sobre os direitos trabalhistas, e as sequelas das más condições de trabalho.
Na abertura, estiveram presentes  o ministro em exercício do MPA, Átila Maia da Rocha; o coordenador geral de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal Continental – CGPAC/ MPA, Sergio Mattos;  a coordenadora do evento e professora da UFRPE, Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; a representante do Ministério do Trabalho, IDT-SINE, Fortaleza-PE, Julia Torres Colares; a representante do CNPq, Mariomar Teixeira; e as representantes das colônias de pescadoras Joana Mousinho e Natercia Mignac.
A coordenadora, professora Rosário Andrade (UFRPE), socializou informações sobre o projeto e a dinâmica do evento, ocasião em que também lançou o livro Gênero e Pesca Artesanal, uma síntese do processo de interlocução entre pesquisadores, pescadoras/es, movimentos sociais e poderes públicos sobre políticas públicas para mulheres na pesca artesanal, a partir de três eixos de reflexão: trabalho; saúde; alimentação.
Confira as fotos do evento abaixo.
http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=10891

Mª do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Profa. Dra / DECISO-UFRPE
(81) 9998-1925 / (81) 3320-6587

Enviado pelo prof. Dr. Rogério Rosa
Curso de Antropologia UFPel
Coordenador do NETA – Núcleo de Etnologia Ameríndia