O Parque Indígena do Xingu fica ao norte do Mato Grosso, na parte sul da Floresta Amazônica. Foi a primeira terra indígena reconhecida e devolvida pelo governo federal aos antigos donos.
Introdução
O Parque Indígena do Xingu engloba, em sua porção sul, a área cultural conhecida como Alto Xingu, integrada pelos Aweti, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Trumai, Wauja e Yawalapiti . A despeito de sua variedade lingüística, esses povos caracterizam-se por uma grande similaridade no seu modo de vida e visão de mundo. Estão ainda articulados numa rede de trocas especializadas, casamentos e rituais inter-aldeias. Entretanto, cada um desses grupos faz questão de cultivar sua identidade étnica e, se o intercâmbio cerimonial e econômico celebra a sociedade alto-xinguana, promove também a celebração de suas diferenças.
As demais etnias que habitam o Parque – Ikpeng, Kaiabi, K?sêdjê e Yudjá – não fazem parte desse complexo e são bastante heterogêneas culturalmente. Foram integradas aos limites da área demarcada por razões de ordem administrativa, em alguns casos implicando o deslocamento de suas aldeias. Há, contudo, casamentos freqüentes entre esses grupos, que acarretam uma maior articulação entre eles.
Um movimento recente vem ainda fazendo convergir todos os povos do Parque em nome de interesses comuns. As organizações indígenas (sobretudo a Associação Terra Indígena do Xingu) têm se estabelecido como um importante meio de interlocução com a sociedade nacional e fomento de projetos de educação, alternativas econômicas e proteção do território.
Este verbete constitui uma introdução geral ao Parque e ao Alto Xingu, complementando o conjunto de textos que tratam de cada povo especificamente.
Onde estão: Mato Grosso
Quantos são: 16 povos indígenas, somando 6.152 indivíduos (Funasa, 2009)
Línguas: Kamaiurá e Kaiabi (família Tupi-Guarani, tronco Tupí); Juruna (família Juruna, tronco Tupí); Aweti (família Aweti, tronco Tupi); Mehinako, Wauja e Yawalapiti (família Aruák); Kalapalo, Ikpeng, Kuikuro, Matipu, Nahukwá e Naruvotu (família Karíb); Suyá e Tapayuna (família Jê, tronco Macro-Jê); Trumai (língua isolada).
Contato direto
Conheça a Ahira, Associação do Povo Mehinako no Parque Indígena do Xingu
Fontes: globo.com e pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu