Familiares garantem que indígena pode ser uma das mulheres mais velhas do país
Vivendo no setor da Pedra Lisa, localizado na Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela, a kaingang Pedra Bento pode ser uma das mulheres mais velhas do Brasil. Familiares garantem que ela tem 121 anos, completados no último dia 29 de junho. A informação foi repassada a uma das recenseadoras do IBGE que atua na coleta dos dados do Censo 2010.
A indígena Pedra vive com uma neta, Silvane Ferreira e quatro bisnetos. Ela é natural do município de Miraguaí. Apesar da idade centenária, ela percorre diariamente cerca de quatro quilômetros de pés descalços, para visitar um filho, dos três que teve. Segundo Silvane, dona Pedra tem 20 netos, 60 bisnetos e 4 tataranetos e a única queixa da avó é quando seus quatro filhos fazem muito barulho. Eles vivem basicamente do artesanato.
O Tabelionato de Miraguaí confirmou que a indígena somente foi registrada no ano de 1986, possivelmente com a idade de 97 anos. A falta de informações mais precisas sobre o nascimento impede a confirmação da idade da indígena, que pode ser inclusive uma das mulheres mais velhas do mundo.
Mulher mais velha do país tinha 130 anos e morreu em julho
Morreu no início da noite de 08 de julho de 20101 em Astorga (na região Noroeste do Paraná), Maria Olívia da Silva, de 130 anos, considerada a pessoa mais velha do país. Um dos filhos da idosa, Aparecido Silva, contou que ela havia passado mal depois de jantar e não teve tempo de ser socorrida.
Nascida em 28 de fevereiro de 1880, em Varsóvia, na Polônia, dona Maria Olívia veio para o Brasil aos 3 anos, sendo registrada em Itapetininga (SP). Apesar da idade, ela não é reconhecida oficialmente como a mulher mais velha do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes, já que os documentos originais foram perdidos em um incêndio. No entanto, as provas apresentadas pela família da No entanto, as provas apresentadas pela família da idosa foram analisadas e reconhecidas pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros.
Fonte: www.difusoraceleiro.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1300:censo-2010-descobre-em-tenente-portela-mulher-que-pode-ter-121-anos&catid=39:geral&Itemid=90