Esta divulgação iniciou há pouco tempo, mas já estamos com 15 pessoas inscritas e várias outras que fizeram contato solicitando maiores informações.
Atenção e divulgação especial entre os diversos povos indígenas com os quais temos contato, é relevante. Até o momento, ainda não temos indígenas inscritas – lembramos que temos 5 bolsas integrais e que podem ser cedidas também para indígenas mais ao Norte do Brasil.
Neste curso vamos ter possibilidades de acolher entre 30 e no máximo 40 pessoas, entre os quais no mínimo 5 indígenas.
Para as pessoas indígenas temos condições de oferecer bolsas integrais (créditos, viagens, hospedagem, alimentação e fotocópias). Para os não-indígenas, podemos conceder bolsas entre 30% a 50% dos créditos conforme a necessidade.
Em relação ao público, pessoas de todas as áreas podem fazer o curso. Percebemos, no entanto, que o maior interesse são de educadoras/es, o que nos indica para quem podemos oferecer este curso com maior aceitação. É importante saber que no Rio Grande do Sul, o Ministério Público no Estado está cobrando das Prefeituras o cumprimento da lei 11.645/2008 que prevê a inclusão da História e cultura Indígena no Currículo escolar. Nós podemos ter este argumento ao oferecer o curso.
O pré-requisito para realizar o curso é o título da graduação, ou então, que termine a graduação e receba o título no máximo até o início da segunda etapa que é julho de 2012.
É importante considerar a equidade de gênero, especialmente no caso de indígenas.
A inscrição deve ser feita no site da EST e os documentos solicitados, serem enviados por correio.
Os objetivos, custos, etapas, componentes curriculares, docentes e outras informações são encontradas no próprio Folder ou no site www.est.edu.br
Enviado por Cledes Markus – cledes@est.edu.br