O relatório de viagem Índios do Nordeste resultou do levantamento das condições de vida de povos indígenas dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, realizado a partir de proposta de Antonio Carlos de Souza Lima, Coordenador Técnico do LACED – Museu Nacional/UFRJ, interessado em mapear as situações de áreas indígenas no Nordeste do Brasil e suas perspectivas de desenvolvimento.
Para dar conta desta proposta, foi montada uma equipe de pesquisadores no estado da Paraíba ,sob a coordenação de Rodrigo de Azeredo Grünewald (UFCG), composta por Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (UFCG) e Estêvão Martins Palitot (UFPB). O levantamento foi realizado nas seguintes áreas: 12-13 de julho de 2002 – Grupo Indígena Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio, AL; 14 de julho de 2002 – Grupo Indígena Karapotó, São Sebastião, AL; 15-16 de julho de 2002 – Grupo Indígena Kapinawá, Buíque, PE;17-20 de julho de 2002 – Grupo Indígena Atikum, Carnaubeira da Penha, PE; 10-11 de agosto de 2002 – Grupo Indígena Potiguara, Baía da Traição e Rio Tinto, PB.
Foi feito uso de material áudio-visual e este relatório é acompanhado por um conjunto de cinco fitas VHS, depositadas no acervo do LACED. O material contém depoimentos de índios das áreas visitadas, bem como algumas imagens das danças indígenas e de lugares sagrados .
Clique aqui para visualizar o texto na íntegra