Imagem de: http://artilleriainmanente.blogspot.com.br
Tendo em vista o crescente interesse pela obra de Pierre Clastres nos últimos anos —resultante em dois grande colóquios internacionais no ano de 2009 (um em Paris, outro em São Paulo), e numa profusão de estudos ainda mais recentes envolvendo a abordagem clastrista —, o Núcleo de Etnologia Ameríndia da UFPel inicia seus estudos de grandes autores por uma série de encontros dedicada a alguns dos principais temas etnológicos, políticos e filosóficos da obra de Clastres.
O grupo de estudos se propõe a ser uma breve introdução ao universo conceitual e interpretativo do autor. Por isso, os encontros são baseados em textos escolhidos de fácil acesso, todos já publicados em língua portuguesa. Cada capítulo, artigo ou ensaio cuja leitura é proposta, será apresentado e debatido, em ambiente dialógico e aberto a testemunhos pessoais e outras reflexões, por vezes, com o auxílio de bibliografia complementar.
A comunidade universitária da UFPel e de outras instituições de ensino superior, bem como toda a diversidade de demais interessados (estudiosos independentes, integrantes de movimentos sociais, estudantes secundaristas, professores, aposentados, etc.) estão convidados a participar.
Dois encontros ocorridos em 2012 permitiram reavaliar o plano de atividades e adequá-lo às necessidades, à disponibilidade e aos interesses dos diferentes participantes.
Att.
Prof. Rogério Reus
Bacharelado de Antropologia /UFPel
Coordenador do NETA – Núcleo de Etnologia Ameríndia/UFPel