Tradução e resumo do capítulo El indio y el fuego do livro La Nacion Charrua – Rodolfo Maruca Sosa
Por: Cátia Simone Silva
O fogo é um dos quatros elementos mais maravilhosos do universo, e o homem precisou dele como complemento para viver. Buscando em restos de incêndios do bosque e entre a lava fumegante. Porém estas reservas esgotavam-se caso não ficassem vigiando continuamente, para a chama não apagar. Então adquiriram um método para conseguir fogo mediante o golpe de pedras cujas cinzas aproveitavam de imediato.
Os mais primitivos que habitavam as cavernas já o conheciam. Era também sua luz noturna e cozinhavam seus alimentos, existem até hoje milhões de indígenas da Ásia, África e América que ainda praticam a mesma forma de obter o fogo.
Outra maneira de conseguir fogo é a conhecida por perfurar uma rama ou tabuleta seca, praticando uma pequena concavidade na borda ao que se produz um encaixe. Se coloca uma vara cilíndrica, o mais reta possível, que se faz girar velozmente usando as palmas das mãos e fazendo pressão de cima até a baixo. Se notará de imediato o aquecimento produzido pelo atrito leve, depois começa a desprender-se um pó de ambos pontos roçantes que caem no encaixe e forma um montículo que se chamusca. Neste instante deve suspender-se o movimento rotativo e soprar suavemente, porém seguido.