Oficina de Edição Guarani

Víideo nas aldeias

Iniciou-se no dia 08 de julho a oficina de edição Guarani, no território indígena Guarani Mbya em São Miguel das Missões, RS. A oficina faz parte do processo de formação de cineastas indígenas na aldeia, que já resultou em filmes como “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas aldeias uma caminhada”, de Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Beñites, premiado como melhor documentário do forumdoc.bh 2008. Outro filme dos Guarani Mbya é o “Nós e a cidade”, 2009, da mesma equipe, que problematiza as transformações do modo de vida Guarani visibilizadas nas relações até então estabelecidas com a vida urbana.
Ariel Ortega integra a equipe de cineastas indígenas da aldeia Guarani Mbya em que a oficina de edição está acontecendo. Uma de suas grandes preocupações é trabalhar na produção de filmes que tragam à tona as singularidades da cultura guarani de modo a preservá-la, bem como diminuir o preconceito dos brancos em relação ao seu povo. Tiago Campos Torres está na aldeia e vem trabalhando sistematicamente na edição do material produzido durante todo o semestre pela equipe de cineastas indígenas em formação.
No dia 19/07/10 o IPHAN do Rio Grande do Sul convidou o cineasta Ariel Ortega e Tiago Torres para participarem da etapa em São Miguel das Missões do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial http://www.patrimoniojovem.com.br/home/index.php?LANG=pt. A participação de ambos demonstra um reconhecimento do Iphan pelo trabalho desenvolvido pelo Vídeo nas Aldeias em relação à formação para produção audiovisual engajada politicamente com as questões que emergem a partir da realidade contemporânea indígena.
A oficina é realizada com os recursos do Pontão de Cultura Vídeo nas Aldeias.

Para adquirir os vídeos acesso o site: www.videonasaldeias.org.br e clique no link catálogo, lá você encontrará filmes de vários etnias e para ver os filmes produzidos pelos mbyas da aldeia Tekoa Koenju,  selecione a etnia Guarani-Mbya e após faça o pedido clicando na Loja Online.

Fonte: videonasaldeias.org.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *