Recusa do Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

O Bispo Emérito de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recebeu na terça-feira 21, a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara do Senado brasileiro, usando da palavra, agradeceu pela comenda, porém, explicou que devido ao ato de aumento dos salários dos parlamentares, não podia aceitar o prêmio, usando da palavra, agradeceu pela comenda, porém, explicou que não podia aceitar o prêmio:

“Sinto-me primeiro, perplexo; depois decidido. A condecoração hoje outorgado não representa a pessoa do cearense maior, que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. […] Só me resta uma atitude: recusá-la! Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuintes para o bem de todos, com o suor do seu rosto e a dignidade de seu trabalho. É seu direito exigir justiça e eqüidade em se tratando de honorários e de salários. Se é seu direito e eu aceitar [o prêmio], estou procedendo contra os Direitos Humanos. Perderia todo o sentido este momento histórico. O aumento a ser ajustado deveria guardar a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isto não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os Direitos Humanos do nosso povo”.

Interrompendo a resposta do presidente da mesa a sua declaração, acrescentou ainda: “Isso é um grito de um ser humano ferido!”

Dom Hélder Câmara com certeza, de onde estiver, deve estar aplaudindo de pé a atitude de Dom Manuel Edmilson da Cruz.

Por: Cátia Simone

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *