Patrícia Loss
Um tribo de índios guaranis que mora na BR 290, na divisa de Cachoeira do Sul com Caçapava do Sul, receberá um projeto inédito no Rio Grande do Sul, o Ulbra na Aldeia. A iniciativa reunirá pelos menos 30 acadêmicos e professores dos cursos da área da saúde da Ulbra/Cachoeira, que levarão serviços variados para a tribo de 48 indígenas. O trabalho iniciará no próximo dia 24, quando a equipe de educadores e alunos visitará a aldeia para avaliar as necessidades de seus moradores.
Depois de definir as carências dos índios de Caçapava, o grupo de voluntários prestará atendimentos odontologicos, psicológicos e sociais, oferecerá sessões de fisioterapia e coletará material para exames laboratorias. As atividades práticas iniciarão no mês que vem, seguindo até o final do ano. Em março de 2011, após as férias da universidade, o projeto deverá ser retomado. Além da Ulbra, participam da iniciativa a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Prefeitura de Caçapava do Sul. A Funasa e a Prefeitura entrarão com o material, enquanto a Ulbra oferecerá a mão-de-obra.
O Ulbra na Aldeia foi idealizado quando a Secretaria Municipal de Saúde de Caçapava do Sul pediu ajuda ao curso de Odontologia da Ulbra/Cachoeira para o tratamento dentário de uma índia portadora de necessidades especiais e que precisa de tratamento odontológico especializado. “Enquanto a gente conversava sobre a paciente, nasceu o projeto, pois tínhamos condições de atender toda a tribo”, comenta o coordenador do curso de Odontologia, Francisco Avelas Bastos.
Fonte: www.jornaldopovo.com.br/2007/ultimas_detalhe.php?intIdUltimaNoticia=53706